Obra de arte coletiva desenvolvida durante a Oficina de Arte Urbana no Firjan SESI de Santo Antônio de Pádua/RJ. Intitulada "AS MATRIARCAS DO JONGO", onde foi homenageadas duas mulheres referentes no movimento na cidade, as mestras Dona Clara e Dona Sebastiana, mulheres guerreiras e de grande valor histórico pois remontam a luta antirracista e preservam toda herança afro-diaspórica em solos do sudeste brasileiro. 
Na primeira etapa do workshop, começamos com um toró de miolo (brainstorm) decidindo entre o grupo qual assunto iríamos falar, e partir das vivências e reconhecimento do local, os participantes sugeriram que abordaríamos a cultura do Jongo/Caxambú, expressão tradicional no município. Foi daí que surgiu as figuras de Mestra Dona Clara, figura mais antiga do Jongo na região, ainda em atividade e Dona Sebastiana, já desencarnada antessessora de Dona Clara.
Em seguida analisamos o muro que seria pintado e depois fomos caçar referências, imagens, textos e etc... depois esboçamos algumas possibilidades até chegar em uma definição de layout que todos estivessem de acordo. Depois fomos para a preparação dos stencils que comporam a peça.
Na segunda etapa foi mão na massa, onde todos se envolveram durante todo processo, passando pela etapa de passar o layout para a parede com auxílio de um projetor. Em seguida foi tinta na parede, preenchendo os espaços seguindo o layout como guia. No final, para dar acabamento à peça e customização dos bancos que se encontram próximos à obra.
Tivemos a honra de receber Dona Clara no final do processo da pintura. Escutamos muitas histórias sobre o Jongo e Caxambú, dos tempos atuais até o tempo em que era mais jovem e que muita aprendia com Dona Sebastiana.
Voltar ao Topo