Este projeto é dedicado à Carmozina Reis do Carmo, a maior esportista da história do município de Itaperuna/RJ. Ela fez parte da Seleção Brasileira de Vôlei, Seleção Carioca de Basquete e também da Seleção Carioca de Atletismo e Seleção Brasileira de Atletismo. Em sua infância passou por um forte episódio de preconceito racial onde foi proibida de entrar, junto de sua família, nas dependências do Itaperuna Tênis Clube pelo fato de serem negros. Décadas mais tarde Carmozina conquista 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas Estaduais de Atletismo e ao retornar ao município descobre que o evento que iria receber a delegação seria no mesmo clube que a rejeitou anos atrás. Mulher de personalidade forte e com reconhecimento de raça, exige que representantes do clube e outras autoridades da cidade compareçam à casa dela e peçam desculpas aos seus pais.
Além disso, Dona Carmozina se dedicou grande parte da sua vida na educação, participando da formação de muitos alunos na cidade (inclusive eu!). Uma mulher exemplar que dedicou sua vida inteira ao esporte e ao ensino, e por isso, essa homenagem é muito mais que merecida.
Começamos a primeira etapa do projeto definindo o tema que abordamos. Através de sugestão dos participantes chegamos ao nome de Dona Carmozina, e praticamente todos os participantes estiveram de acordo. A partir daí fomos através de fatos, fotos e relatos que pudessem nos servir de inspiração para a criação da arte. Os 3 primeiros dias foram dedicados ao planejamento da obra e de definição da estratégia de como seria executado. Foram horas esboçando, discutindo possibilidades e resolução de problemas como a falta de informação à respeito da homenageada e o desafio de aplicação no espaço que possuia bastante irregularidades. Ao final desta etapa desenvolvemos alguns stencils que serviram de composição para a obra de arte.
A segunda etapa foi totalmente prática, onde demos início fazendo a marcação no muro, com auxílio de um projetor, marcamos separadamente cada cena que compõe a obra. Nos dias seguintes foi tinta na parede e todos os participantes se envolveram de forma ativa, cada um trazendo um pouco da sua vivência com arte e expressando sua individualidade. Foram dois dias intensos de muito trabalho mas também de muita descontração.
E o resultado foi esse! Conseguimos atingir o que foi proposto, mesmo cada um colocando ali sua forma de fazer, sua forma de desenhar, o projeto resultou em uma obra de arte coletiva como uma unidade visual muito forte. A vida de Carmozina Reis do Carmo sendo homenageada em diversas etapas da sua vida, fortalecendo o registro e honrando sua história. Gratidão ao Firjan SESI pela iniciativa e pela valorização da cultura de Itaperuna/RJ.
Voltar ao Topo